A dupla foi presa por cometer golpes nos postos de combustíveis da capital e do interior. Jean Glauber de Souza Queiroz, de 25 anos e Maycon Lima da Silva, de 42, foram presos essa semana em Manaus, o crime envolvia trocas de máquinas de cartão de crédito em postos. O prejuízo financeiro está avaliado em R$100 mil reais.
As prisões ocorreram no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. De acordo com o delegado Adriano Félix, a dupla, na companhia de outros dois homens, chegaram em um estabelecimento para abastecer o veículo e, para realiza o pagamento, pediam a máquina de cartão. O delegado explicou, ainda, que, em posse da maquineta, os infratores pediam para o frentista do posto checar o pneu do carro, momento em que realizavam a troca da máquina por outra, para aplicar as fraudes.
Para cometer o golpe, o grupo criminoso pesquisava em diversos postos para verificar os modelos de máquinas mais utilizados pelos comerciantes, e com base nisso, compravam similares. Conforme o delegado Adriano Félix, o grupo pode ter praticado o crime em outros estados.
Os outros dois infratores envolvidos na ação criminosa estão sendo procurados pela polícia. Jean e Maycon vão responder por furto qualificado mediante fraude e associação criminosa.
O Furto qualificado é o crime de retirar um bem de uma pessoa, isto é, pegar para si algo que é outra pessoa. É qualificado porque a forma como é praticado faz com que o crime seja mais grave.
No furto qualificado as penas são mais graves do que o furto comum (furto simples). A pena pelo crime é decidida de acordo com as condições do caso e podem variar entre 2 e 8 anos.
Confira também: Coordenadora do CRAS Alvorada e marido são presos em Manaus (radioriomarfm.com.br)
Informações: Hiolanda Mendes