O 5G permite uma conexão de internet mais estável e com menos falhas, o que ainda não é realidade em Manaus, mas parece estar bem perto de se tornar. Foi aprovado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18/05) o projeto de lei que determina as regras para instalação desse serviço na capital amazonense.
A chegada dessa tecnologia atende uma demanda do Ministério das Telecomunicações em parceria com a Anatel, o objetivo é implementar em todas as capitais do País ainda este ano. Em Manaus, as operadoras terão até 31 de julho para implantar o sistema.
Ouça a reportagem:
O vereador Antonio Peixoto, que no ano passado apresentou o texto-base para ampliação do serviço, destacou o que muda com a chegada dessa tecnologia em Manaus.
“Enfim Manaus vai poder entrar na era do 5G. Isso vai trazer Mais conectividade, vai trazer mais investimentos e trazer possibilidades infinitas para nós, pessoas comuns e para as empresas. Nós vivemos hoje em um mundo conectado, que necessita cada vez mais de internet. As empresas e as pessoas estão mais conectadas, e hoje a gente passa ter essa necessidade”, comentou.
Apesar da aprovação, o vereador Elissandro Bessa fez críticas ao atual cenário da telefonia e da internet em Manaus.
“Está de mal a pior. Nós estamos sofrendo apagões diários na cidade de Manaus. Temos de cobrar que essa lei chegue à população de maneira completa, mas infelizmente não é isso que acontece na cidade de Manaus. Nós já vivemos um caos no sistema de telefonia, praticamente com todas as operadoras. É uma vergonha para a cidade de Manaus e para o interior do estado. Assim percebemos que realmente que nós ainda estamos engatinhando”, disse.
A partir de agora o projeto de implementação do 5g aguarda para ser sancionado pela Prefeitura de Manaus.
Leia também: Apagão de mais de 5 horas na internet afeta vários serviços, em Manaus
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar