O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado neste 18 de maio. O Disque 100 e o Ligue 180 receberam 115 mil denúncias de violações a direitos humanos, de 1º de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos. As denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total de denúncias recebidas pelos canais nesse período.
A presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Amanda Cristina Gomes lembra que a exploração sexual ainda é presente no estado do Amazonas.
A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Joyce Coelho, ressalta que o atendimento a uma criança violada deve ser prioridade.
A delegada Joyce Coelho enfatizou que preservar os direitos das crianças é um dever dos cidadãos e ressaltou a importância da conscientização acerca dessas responsabilidades.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar