De janeiro a abril de 2022, o governo do Amazonas arrecadou quase R$ 143 milhões com o recolhimento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor é 17% maior do que os R$ 118 milhões apurados no primeiro quadrimestre de 2021.
Em fevereiro deste ano, o governador Wilson Lima (União) assinou um decreto que concedeu desconto de 20% de desconto sobre o tributo para todos os contribuintes. Ainda assim, o Portal da Transparência indica aumento na receita.
Até o momento, foram beneficiados com o desconto os proprietários de veículos com placas final 2, 3 e 4.
Conforme dados mais atualizados do Sistema Senatran, do Governo Federal, 7.392 veículos foram emplacados entre janeiro e março deste ano no Amazonas. No ano passado, foram 10.813 emplacamentos entre janeiro e abril.
Cabe ressaltar que, o desconto concedido pelo governo do Amazonas, corresponde à média de aumento estabelecida pela Tabela Fipe, para 2022. A Fipe é usada como base pelos governos para a cobrança do IPVA. Assim, na prática, o desconto quer dizer que o governo deixou de repassar ao contribuinte o reajuste do índice.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Altemar Alcantara / Semcom