OAB lança campanha nacional de combate ao assédio moral e sexual contra advogadas

A OAB Nacional lançou uma campanha de conscientização, prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual. A ação envolve o lançamento de um canal de denúncias para advogadas, uma cartilha, além da realização de lives, rodas de conversa e eventos regionais.

 

Intitulada “Advocacia sem Assédio”, a campanha é uma realização da Comissão Nacional da Mulher Advogada, presidida pela conselheira federal Cristiane Damasceno, e se estenderá por todo ano.

  

Uma Pesquisa global mostra que nas profissões jurídicas uma em cada três advogadas já foi assediada sexualmente. A presidente da comissão nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, afirma que o problema é cada vez mais grave e acarreta uma série de consequências danosas para a saúde física, psicológica e financeira da vítima.

 

A pesquisa da IBA apontou ainda que, em 57% dos casos de bullying, os incidentes não foram denunciados. Já 65% das profissionais vítimas de bullying ou assédio pensaram em abandonar o emprego. No Brasil, 23% dos entrevistados dizem já ter sofrido algum tipo de assédio sexual e 51% revelaram já ter sido vítima de bullying.

 

As denúncias encaminhadas pelo site OAB serão investigadas e acompanhadas por um grupo de advogadas da OAB. Se confirmadas, a Ordem tomará as medidas administrativas e legais cabíveis.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar