Em 14 de maio de 2021 foi inaugurado o Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Eduardo Castriani em Manaus, um espaço dedicado aos homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade no entorno do centro da cidade. O local conta com estrutura para alimentação, banho e lavagem de roupas.
A reforma do salão da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios deu início em fevereiro de 2021 para atender os moradores de rua, em meio a 2°onda da Covid-19. A miséria, a fome e a falta de itens básicos para a sobrevivência, se tornaram cada vez mais inexistentes. Este foi o primeiro passo dado para transformar o lugar em centro de acolhida. A iniciativa surgiu a partir de uma indagação do então Arcebispo Emérito, Dom Sergio Eduardo Castriani, que perguntou a Pastoral do Povo da Rua – PPR, “Vocês estão cuidando dos pobres?”. Destaca o integrante da coordenação da Pastoral do Povo da Rua, Jean Antunes.
Ouça a matéria em áudio:
- Pastoral do Povo da Rua intensifica trabalho durante pandemia
- Pastoral do Povo da Rua realiza curso de empreendedorismo em parceria com o SEBRAE
O local dispõe de recepção para atendimentos sociais, um salão com capacidade para 80 pessoas, cozinha semi-industrial, banheiros com 6 chuveiros, 2 vasos sanitários e 2 pias, lavanderia com 2 máquinas de lavar e 2 de secar. São realizadas campanhas para doação de roupas, calçados e itens de higiene pessoal, doações de mantimentos e dinheiro por meio do pix da Cáritas Arquidiocesana – pprmanaus@gmail.com.
A celebração de 1 ano da inauguração acontece neste sábado,14 de maio às 16h30, com transmissão ao vivo pelo Instagram @pprmanaus. Na edição da revista “Arquidiocese em notícias de junho, você é convidado a conhecer um pouco mais do centro de acolhida e suas ações.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar