A emissão de documentos, mais precisamente de carteiras de identidade, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Borba foi motivo de solicitação em caráter de urgência ao Governo do Amazonas. O pedido, feito pela deputada estadual Alessandra Câmpelo, aconteceu durante sessão plenária na Aleam – Assembleia Legislativa do Amazonas.
De acordo com a parlamentar, no município de São Gabriel da Cachoeira, os povos indígenas pedem a emissão do RG para serem inseridos em programas sociais. De acordo com o IBGE, mais de 90% da população da cidade é indígena. O que faz o município, o maior em termos de povos indígenas do país. Além disso a cidade se destaca por abrigar 23 etnias. Já em Borba, a deputada alerta que centenas de produtores rurais estão com os processos de financiamento suspensos por falta da renovação dos documentos.
“A pandemia gerou uma demanda reprimida. Um trabalho que é diário praticamente deixou de ser feito por dois anos porque as pessoas não saiam de casa para buscar a emissão desses documentos. Então é necessário que haja um reforço nesse trabalho, estou solicitando a Borba e São Gabriel da Cachoeira com urgência essa ação de emissão de RG.”, relatou a parlamentar.
Uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos deve ser encaminhada para agilizar o processo de emissão de documentos nesses municípios.
Rádio Rio Mar
Foto: Jimmy Christian/ Assessoria de Comunicação