O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) emitiu, nessa quarta-feira (27), duas notificações para a Voepass Linhas Aéreas, após relatos de cancelamentos de voos no Amazonas, desde o feriado da Páscoa. A empresa tem dez dias para apresentar resposta.
Em uma das notificações, o órgão pede que a companhia responda quantos voos foram cancelados em 2022 e os motivos para os cancelamentos. Em caso de viagem não realizada por alguma questão técnica da aeronave, a empresa deve apresentar documentação que comprove o fato e histórico de manutenções recentes.
Além disso, o Procon-AM também solicitou que a Voepass preste esclarecimentos sobre o atendimento físico e imediato aos passageiros no aeroporto, já que não há esse serviço disponível para os clientes da companhia.
Segundo o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, são diversas denúncias sobre cancelamentos de voos com saída do interior e da capital.
“O Procon-AM tem recebido inúmeras denúncias sobre cancelamentos, tanto de voos com saída do interior, como da capital. Nossas notificações visam garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores, e sobretudo, a segurança dos passageiros”.
Caso a empresa não responda ou o retorno seja considerado insatisfatório, será aplicada multa. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa deve informar o passageiro sobre o que está ocorrendo, se o voo precisará ser cancelado ou adiado e, a depender do período de espera, disponibilizar hospedagem e alimentação
Fonte: Procon-AM
Fotos: João Pedro Sales/Procon-AM