A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, entregou, nesta segunda-feira (25), um coletor flutuante instalado na Marina do Davi, estrada da Ponta Negra, zona Oeste da capital. O equipamento, desenvolvido por servidores da Semulsp visa combater o descarte irregular de resíduos sólidos na área. Uma equipe de conscientização ambiental do órgão esteve na comunidade orientando sobre o descarte correto do lixo e o uso da lixeira flutuante.
O secretário da Semulsp, Altervi Moreira, ressaltou que além do trabalho de coleta, a equipe de conscientização seguirá na comunidade, orientando sobre o descarte do lixo.
Diariamente, mais de 27 toneladas de lixos são retiradas das águas, grande parte deste material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderiam ser reciclados.
Leia também: 600 toneladas de resíduos são retiradas dos rios e igarapés de Manaus em 30 dias
Os garis da Semulsp realizam o recolhimento do lixo na comunidade e levam até o coletor flutuante. Os servidores da educação ambiental recomendam à comunidade que não descarte lixo orgânico, mas que faça adubo para plantas e outras utilidades.
Ouça esta matéria em áudio:
Como posso fazer o descarte responsável de grandes objetos?
Agende a coleta via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos telefones: 98415-9563 ou 98459-5618.
Informe todos os seus dados: nome, endereço, telefone, descrição do objeto, mande foto do objeto e, se possível, mapa localizador do endereço. Lembre-se que todas estas informações são importantes para que a coleta tenha sucesso.
Com a data agendada, a Semulsp irá responder para você informando o dia e a hora da coleta.
Deixe tudo pronto no dia agendado. Os objetos deverão estar disponíveis para recolhimento na calçada.
Não coloque os objetos na rua antes da data agendada.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação