Foram dois anos de espera, até que os fiéis católicos pudessem novamente reunir-se em caminhada nas ruas da cidade, para realizar a Via – Sacra e procissão do Senhor Morto. O momento foi marcado por muita emoção e esperança, já que a atividade não acontecia devido a Pandemia da Covid-19. Esta é a primeira vez que Dom Leonardo Steiner participa das procissões de Semana Santa em Manaus.
Pela manhã, a Via – Sacra saiu da Catedral Metropolitana de Manaus em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Durante todo o percurso foram levadas a imagem do Senhor dos Passos, Verônica e Nossa Senhora das Dores. Foram realizadas pequenas paradas para refletir e fazer memória dos passos de Jesus rumo ao Calvário.
A tarde aconteceu a Celebração da Paixão do Senhor, único dia em que a Igreja Católica em todo o mundo não consagra a eucaristia. O rito inicia em silêncio e o sacerdote se prostra em frente ao altar, como um alto de despojamento. Nesta celebração ocorre o Beijo da Cruz, onde o sacerdote eleva a Cruz por três vezes e canta a seguinte frase: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo e a assembleia responde: Vinde e adoremos”.
Ouça a matéria em áudio.
O momento foi apenas de contemplação, pois devido a pandemia é necessário seguir alguns cuidados. Em seguida, o povo caminhou para a Igreja Matriz com a imagem do Senhor Morto, junto as imagens da Via Sacra. Enfrentando a chuva, os fiéis se mantiveram firmes e seguiram o trajeto rezando e cantando, junto a Jesus.
Chegando à catedral, foi realizada a adoração da Cruz, e um momento de oração com a imagem do Senhor Morto.
A Vigília Pascal acontece hoje na Igreja Matriz, às 20h. Aos que não puderem estar presentes, podem acompanhar a transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Manaus e Rádio Rio Mar, além das transmissões pela rádio 103,5 FM e Castanho 103,3 FM.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Arquidiocese de Manaus