O nível dos rios do Amazonas começa a subir, estamos no período da cheia. Momento em que diversas localidades do Estado ficam em alerta. Para ajudar a população impactada pelas águas dos rios e igarapés, a Defensoria Pública do Amazonas lançou o Zap Cheia. Como explica o subdefensor público-geral, Thiago Nobre Rosas.
O número do Zap Cheia é o (92) 98431-7941. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Por meio dele, os moradores de locais atingidos pelas enchentes poderão enviar vídeo de até 1 minuto mostrando o problema causado pela subida do nível das águas e informando a localidade.
A partir das imagens enviadas ao Zap da Cheia e das denúncias da população, a Defensoria, por meio do Numaf – Núcleo de Moradia e Fundiário, pode tomar medidas extrajudiciais e judiciais, para que os problemas sejam solucionados pelo poder público. O órgão conta com um Grupo de Trabalho de Enchentes, criado em março de 2021, ano em que foi registrada a maior cheia da história do Amazonas. O grupo, inclusive, recomendou a concessão de auxílio-emergencial financeiro para a população afetada. Solicitação que já foi atendida para este ano.
Em 2021, o Zap da Cheia realizou 179 atendimentos durante a subida das águas. Eles resultaram em providências do poder público como pagamento de auxílio-aluguel, construção de pontes e limpeza de rios e igarapés. Nessa quarta-feira, 13, o nível do rio Negro chegou a marca de 27 metros e 97 centímetros.
Contato
Você da capital ou do interior do Amazonas que já vem sofrendo com a cheia dos rios do Amazonas pode entrar em contato com a Defensoria Pública do Amazonas por meio do Zap Cheia. Vamos reforçar o número de contato: (92) 98431-7941.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Clóvis Miranda/Arquivo/DPE-AM