Pular para o conteúdo
Arquivo Rio Mar
Ao Vivo

Arquivo Rio Mar

Participe do programa

Mãe de estudante denuncia atraso na recarga do passe estudantil gratuito

Desde fevereiro deste ano, alunos da rede pública de ensino têm direito à gratuidade no transporte coletivo, em Manaus, por meio do passe livre após um cadastro estudantil realizado junto ao Sinetram. No entanto, alguns estudantes relatam dificuldades e até uma certa demora na recarga.

Estudantes relatam dificuldades no acesso ao passe estudantil gratuito. Foto: Divulgação/Prefeitura

Estudantes relatam dificuldades no acesso ao passe estudantil gratuito. Foto: Divulgação/Prefeitura

Cada estudante tem direito a 44 passes livres por mês, recarregados via cartão eletrônico. As recargas são feitas mensalmente, de forma automática, ao passar a carteirinha na catraca do ônibus.

Ao longo desses dois meses em funcionamento, a população vem relatando dificuldades na hora de reabastecer o cartão, como é o caso da Claudia Gama. Ela contou que há duas semanas está sem conseguir recarregar o pass estudantil da filha, e que outros alunos também enfrentam o mesmo problema.

“Eu venho tentando fazer a recarga no passe livre da minha filha e não estou conseguindo. Já entrei em contato com o Sinetram e fui informada de que é preciso verificar a situação do cadastro e aguardar. Informaram que está sendo liberada por lote essa recarga. Mas já notei que outros alunos não estão conseguindo passar na catraca, devido à falta de recarga. Já constatei também que há muitos outros alunos que não têm condições de ir para a escola, porque não têm dinheiro e não estão conseguindo fazer a recarga. Precisamos de uma explicação exata”, disse.

De acordo com a prefeitura, têm direito à passagem gratuita os alunos que moram a pelo menos um quilômetro de distância das escolas e dependem do transporte público.

Esse benefício pode ser perdido caso seja constatado o uso indevido do passe livre, como por exemplo, emprestar o cartão de ônibus para outra pessoa usar. Em caso de abandono escolar, desistência ou suspensão de matrícula, também é suspensa a gratuidade.

Ouça esta reportagem em áudio:

Por meio de nota, a prefeitura informou que, desde o íncio de abril, a recarga deve ser solicitada pelo próprio estudante no site, preenchendo o campo e colocando apenas o CPF e data de nascimento.

O órgão informou, ainda, que, caso exista alguma irregularidade com os dados do aluno, o site irá recusar a recarga e solicitar que o problema seja sanado, se não houver problemas com a matrícula do estudante, a recarga é feita imediatamente para a carteira de estudante.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar