Desde fevereiro deste ano, alunos da rede pública de ensino têm direito à gratuidade no transporte coletivo, em Manaus, por meio do passe livre após um cadastro estudantil realizado junto ao Sinetram. No entanto, alguns estudantes relatam dificuldades e até uma certa demora na recarga.
Cada estudante tem direito a 44 passes livres por mês, recarregados via cartão eletrônico. As recargas são feitas mensalmente, de forma automática, ao passar a carteirinha na catraca do ônibus.
Ao longo desses dois meses em funcionamento, a população vem relatando dificuldades na hora de reabastecer o cartão, como é o caso da Claudia Gama. Ela contou que há duas semanas está sem conseguir recarregar o pass estudantil da filha, e que outros alunos também enfrentam o mesmo problema.
“Eu venho tentando fazer a recarga no passe livre da minha filha e não estou conseguindo. Já entrei em contato com o Sinetram e fui informada de que é preciso verificar a situação do cadastro e aguardar. Informaram que está sendo liberada por lote essa recarga. Mas já notei que outros alunos não estão conseguindo passar na catraca, devido à falta de recarga. Já constatei também que há muitos outros alunos que não têm condições de ir para a escola, porque não têm dinheiro e não estão conseguindo fazer a recarga. Precisamos de uma explicação exata”, disse.
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De acordo com a prefeitura, têm direito à passagem gratuita os alunos que moram a pelo menos um quilômetro de distância das escolas e dependem do transporte público.
Esse benefício pode ser perdido caso seja constatado o uso indevido do passe livre, como por exemplo, emprestar o cartão de ônibus para outra pessoa usar. Em caso de abandono escolar, desistência ou suspensão de matrícula, também é suspensa a gratuidade.
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Por meio de nota, a prefeitura informou que, desde o íncio de abril, a recarga deve ser solicitada pelo próprio estudante no site, preenchendo o campo e colocando apenas o CPF e data de nascimento.
O órgão informou, ainda, que, caso exista alguma irregularidade com os dados do aluno, o site irá recusar a recarga e solicitar que o problema seja sanado, se não houver problemas com a matrícula do estudante, a recarga é feita imediatamente para a carteira de estudante.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar