Nesta semana, Manaus disponibiliza 51 pontos de vacinação contra a Covid-19. Os locais estão preparados para atender quem já está no prazo para receber a terceira dose, os já autorizados a receber a quarta dose e crianças, adolescentes e adultos que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal.
Para o público acima de 12 anos, são 47 pontos de atendimento, abertos de 9h às 16h. São unidades de saúde distribuídas em todos os distritos de saúde da área urbana e dois locais estratégicos, o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, e o Centro de Convenções de Manaus, na zona Oeste, que também atende o público infantil.
Já para as crianças de 5 a 11 anos, além do sambódromo, estão funcionando o Sesi-Clube do Trabalhador, na zona Leste, e o Studio 5 e o Parque Cidade da Criança, zona Sul, de 9h às 16h. O shopping Via Norte, na zona Norte, fica aberto de 10h às 16h.
Os endereços de todos os locais de vacinação, com os imunizantes disponíveis e os horários de funcionamento, podem ser consultados no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19.
Os menores de idade devem ir aos pontos de vacinação acompanhados de um dos pais ou de um responsável maior de 18 anos, levando a caderneta de vacinação, a certidão de nascimento ou um documento de identificação com foto, e o Cartão Nacional do SUS ou o CPF.
Os adultos também devem apresentar a carteira de vacinação, um documento de identidade original com foto e o CPF.
Aqueles que têm imunossupressão e vão receber a terceira dose (12 a 17 anos) ou a quarta dose (acima de 18 anos) precisam levar também laudo médico comprovando esta condição de saúde.
Os adultos vacinados contra influenza e sarampo durante a campanha nacional, aberta no último dia 4, não precisam esperar 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19. Esse tempo de espera é obrigatório apenas para as crianças, que não podem receber qualquer outra vacina sem respeitar o intervalo de 14 dias antes ou depois de tomar a dose contra a Covid.
Na atual fase da vacinação contra a Covid-19, estão disponíveis as duas doses para o público de 5 a 11 anos de idade. A segunda dose deve ser tomada no prazo de 28 dias, se a primeira dose foi de CoronaVac, ou de dois meses, se a criança tiver sido vacinada com a Pfizer pediátrica.
Para o público de 12 a 17 anos estão disponíveis as duas primeiras doses, com intervalo de 21 dias. Se o adolescente tiver alto grau de imunossupressão também pode receber a terceira dose dois meses após ter completado o esquema inicial.
Para quem tem entre 18 e 59 anos, a terceira dose deve ser administrada após quatro meses da segunda. Para os idosos de 60 anos ou mais, três meses após a segunda. E para todos os imunossuprimidos a partir de 18 anos, no prazo de 28 dias após a segunda dose.
Além dessas, está disponível a quarta dose, que pode ser tomada por pessoas imunossuprimidas e por idosos de 70 anos ou mais, que tomaram a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa