Com o objetivo de orientar e organizar o trânsito na cidade, a agentes do Instituto Municipal e Mobilidade Urbana (IMMU), realizaram nessa terça-feira (05), as operações “Calçada Livre” e “Vaga Legal”. A ação resultou na remoção de um veículo e de placas usadas como forma de publicidade de lojas.
De acordo com o diretor de Operação de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, as ações tem o objetivo de coibir barreiras encontradas nas calçadas, que são espaços destinados a pedestres, além de combater o estacionamento irregular, um problema recorrente em várias zonas da cidade.
”Nós estamos na Autaz Mirim, que é uma via onde nós temos um trânsito intenso aqui no local, é um corredor viário onde passam milhares de veículos durante o dia, então com isso, nós estamos elaborando essa operação justamente com o objetivo da segurança viária. A Operação Calçada Livre consiste em retirar os veículos que ficam estacionados na calçada de forma irregular, e a Operação Vaga Legal visa tirar os objetos que obstruem as calçadas e também havia, colocando em risco a nossa população, pois muitas das vezes o pedestre em vez de conseguir transitar na calçada, ele precisa vir para a via,” disse o diretor de operações do IMMU.
- Prefeitura realiza Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito
- Ministério Público investiga falta de fiscalização no trânsito de Manaus
Segundo o diretor de operações, esse tipo de fiscalização que visa dar mais segurança para a sociedade tem acontecido com mais frequência em diferentes pontos da capital. Ele reforça que a população pode fazer denúncias para o órgão.
”A gente tem feito em várias zonas da cidade, na semana passada nós fizemos na zona oeste mais precisamente na Compensa, e foi nesse mesmo padrão. Um ação integrada com o Implurb, que vem verificando todo e qualquer irregularidade, tanto na via, quanto na passagem do pedestre na calçada. A população pode fazer denúncias através do 0800 09211 88, esse número funciona 24 horas pode denunciar, que nós daremos uma resposta de imediato,” disse Stanley.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar