Abril é o mês dedicado a conscientização sobre o câncer de esôfago

Ter uma vida saudável é o primeiro passo para evitar o aparecimento de doenças, uma delas o câncer de esôfago. O abuso no consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e a má alimentação são fatores que favorecem a manifestação desta enfermidade, principalmente entre os idosos. De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer – são cerca de oito mil vidas perdidas por ano por conta da doença. Ela é considerada altamente letal. É preciso ficar atento aos sintomas, como explica o cirurgião, especialista em aparelho digestivo da Fundação Cecon, Sidney Chalub.

O câncer de esôfago é o sexto que mais acomete a população masculina e o 13º mais frequente entre as mulheres. Eles podem ser diagnosticados na parte do meio e mais alta do esôfago, que tem a característica de um câncer de pele, ou surgir na parte final do esôfago, com as mesmas características de um câncer de estômago.

O tratamento da doença varia de acordo com os estágios de descoberta.

Para chamar a atenção quanto ao diagnóstico precoce e as formas de evitar o aparecimento do câncer de esôfago, a comunidade médica brasileira criou a campanha “Abril azul claro” de combate a doença com alto grau de letalidade.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik