Manaus vai ganhar UBS de porte 4 destinada à indígenas

De acordo com o Ministério da Saúde, a UBS de porte 4 é apta a abrigar, no mínimo, quatro equipes de Atenção Básica, com médicos, enfermeiro, auxiliares ou técnicos de enfermagem, podendo contar com cirurgião-dentista e técnico em saúde bucal. A comunidade Parque das Tribos, no Tarumã-Açú, abriga 4,5 mil indígenas e vai receber a primeira unidade de saúde com serviços específicos em Manaus. O prefeito David Almeida destaca que além dos indígenas, a nova unidade de porte 4 vai atender a população das áreas adjacentes.

As novas UBSs irão oferecer consultas médicas, enfermagem, manejo clínico da tuberculose e hanseníase, orientação nutricional, entre outros serviços. O cacique do Parque das Tribos, Ismael Munduruku, relata que a  população indígena merece Atenção Primária em saúde de qualidade.

Além da unidade no Tarumã, a prefeitura também vai construir outras duas unidades de porte 4. Uma contemplará moradores do bairro de Petrópolis, na zona Sul e outra no Parque Mosaico, localizada no Lírio do Vale, na zona Oeste.

Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de três Unidades Básicas de Saúde foi anunciado que Manaus irá aderir ao programa “NutriSus”, do governo federal para crianças em situação de vulnerabilidade. De acordo com Shádia Fraxe, titular da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa deve beneficiar 6,5 mil crianças que moram no Parque das Tribos.

O NutriSus foi lançado em março de 2015, pelo Ministério da Saúde.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom