Irmãos que se perderam na floresta chegam a Manaus para tratamento; quadro de saúde é estável

A SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde) transferiu para Manaus, na manhã dessa quinta-feira (17), os irmãos Gleiçon e Glauco Carvalho Ferreira, de 9 e 7 anos. Eles estão estáveis e receberam os primeiros cuidados de assistência no município de Manicoré, onde residem, após 27 dias perdidos na floresta.

Os pacientes estavam internados no Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade e foram transferidos para a capital em uma aeronave bimotor, e estão no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste.

Os irmãos chegaram à unidade hospitalar de Manicoré, na noite de terça-feira (15), apresentando quadro grave de desnutrição, desidratação e escoriações na pele, mas estáveis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Eles foram removidos, por meio de uma Unidade de Terapia Intensiva Aérea, para recuperação e continuidade do tratamento em Manaus. Antes de saírem do hospital e do embarque, os pacientes foram avaliados por uma equipe médica, que atestou total condição clínica para a realização da viagem.

A aeronave decolou para Manicoré às 8h44 dessa quinta-feira (17), com uma equipe de saúde, composta por um médico e um enfermeiro, além do piloto e copiloto.

O avião desembarcou com as crianças na capital por volta de 11h, no hangar da empresa Manaus Aerotáxi, na zona Oeste da cidade. Acompanhados dos pais e do médico pediatra, eles foram conduzidos em uma ambulância tipo UTI Móvel para o Hospital e Pronto-socorro da Criança.

Fonte: SES-AM

Fotos: Divulgação