Após dois anos de instabilidade, em decorrência da pandemia do coronavírus, que afetou a economia, agora o setor de serviços vive um momento de retomada.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve um crescimento de 9% no mês de janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado, e de 2% na comparação com o mês anterior, dezembro de 2021.
- Comércio amazonense tem queda de quase 2% nas vendas, aponta IBGE
- Indústria fecha 2021 com crescimento de 6,4% no Amazonas, aponta IBGE
Ouça a reportagem em áudio:
Esse resultado coloca o Amazonas também em uma boa posição entre os estados do país, segundo os dados, isso porque a alta foi a sétima maior entre os estados pesquisados.
O disseminador de informações do IBGE, Adjalma Nogueira, fez uma análise sobre o atual cenário.
“Os serviços iniciaram o ano em alta de faturamento. Os últimos resultados indicam que a atividade serviços não está dependente do comércio e da indústria para ter bons resultados. É certo que a média móvel trimestral da pesquisa está em alta e dessa forma possibilita prever que se mantenha nesse patamar nos próximos meses. No entanto, o momento da economia é de instabilidade e isso pode sim influenciar negativamente na performance da atividade nos próximos meses”, disse.
Atividades voltadas para saúde, beleza, alimentação, transporte, educação, área jurídica, entre outras, fazem parte do setor de serviços, que nos últimos 12 meses acumula uma alta de 12% no Estado.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar