A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, na última segunda-feira, uma ação que resultou na prisão de Israel Alves Figueiredo e Marcos Azevedo Barbosa, ambos de 22 anos, e Wyldeson de Castro Cordeiro, 26 anos, pelos crimes de tentativa de estelionato e associação criminosa, envolvendo fraudes em vendas de tijolos. A ação ocorreu no bairro Planalto, zona centro-oeste.
De acordo com o Delegado Rodrigo Barreto, titular do 20° Distrito Integrado de Polícia, os suspeitos atraiam as vítimas por meio de um site de compra e venda, pelo qual ofertavam o material por R$ 700 reais, preço bem abaixo do mercado. Com isso, eles faziam uma média de três a cinco vítimas por dia.
As investigações iniciaram há cerca de um mês, momento em que a Polícia tomou conhecimento que o grupo estaria praticando fraudes com as vendas dos materiais. As vítimas compravam uma determinada quantia de tijolos e recebiam uma quantidade inferior ao valor investido. Na segunda, duas vítimas procuraram o 20°DIP, uma deles comprou 10 mil tijolos e recebeu somente 6.330, já a outra adquiriu mil tijolos e recebeu 500.
Com base nas informações, as equipes foram até o local onde os infratores estavam, no bairro Planalto. Eles foram autuados em flagrantes. Embora três suspeitos tenham sido presos, a polícia deve continuar as investigações para chegar até os mandantes desta organização criminosa.
”Eles alegaram que geralmente fazem isso há bastante tempo, estão colaborando parcialmente conosco, dizendo que é para forma de sobrevivência, que o intuito não era enganar ninguém. Mas aquilo ali é um erro, e mais de cinco pessoas no mesmo dia foram vítimas, isso é má fé mesmo, e por trás existe os líder ou líderes, e a gente vai chegar lá no momento,” destacou o delegado.
- Pai é preso suspeito de estuprar filha de 3 anos, no interior do Amazonas
- Amazonas apresenta aumento de 169,2% em prisões de homicidas
Até o momento, as equipes de investigação identificaram sete vítimas que foram alvos dos criminosos, mas de acordo com o delegado, existe a possibilidade desse número ser bem maior. Ele e reforçou algumas dicas simples de segurança para que a população não cai nesse tipo de crime.
”Primeira dica que eu dou é comprar em material de construção, é a dica que eu dou, pois lá você vai conseguir questionar caso venha com algum problema, a segunda eu entenda a situação financeira das pessoas, tem que comprar mais barato, e tem gente honesta que vende tijolos, eu não posso generalizar. Mas antes, faça questão de contar cada tijolo, é meio trabalhoso mas pelo menos não vai ter prejuízo,” disse o delegado.
O trio responderá por tentativa de estelionato e associação criminosa e ficará à disposição da justiça.
Yuri Bezerra, Rádio Rio mar