Uma tromba d’água com redemoinhos e fortes ventos causaram medo e muita destruição na cidade de Nhamundá, no extremo Amazonas. Casas, escolas e embarcações tiveram as coberturas danificadas pelo vendaval. Nas ruas, gritos, desespero, medo e muita gente assustada, sem saber o que fazer. Por toda a cidade foram registradas ocorrências. As ruas foram tomadas por pedaços de telhas que voaram das residências. A escola estadual Raimundo Melo foi uma das mais atingidas; durante o vendaval, o desespero tomou conta de alunos e professores.
Conforme a Defesa Civil do Estado do Amazonas a ocorrência foi registrada, às 9h, na zona urbana de Nhamundá. O fenômeno atingiu oito casas, uma escola e a feira do município, ocasionando o destelhamento parcial nas estruturas dos imóveis. Não houve feridos relacionados ao ocorrido, e até o momento não há relatos de danos na zona rural. O município ficou sem o fornecimento de energia elétrica.
Ouça esta matéria em áudio:
A moradora, Vânia Belo teve a casa atingida pelos ventos. Ela disse que sentiu muito medo ao ver o redemoinho se aproximar de sua residência.
“Eu nunca tinha visto nada parecido na minha vida; dá um medo muito grande você ver um redemoinho branco vindo. Espero que nunca mais aconteça isso”.
A Defesa Civil do Amazonas disse que segue monitorando os 62 municípios que compõem as nove calhas do estado e que a Prefeitura local está apoiando os afetados.
Carlos Alexandre – Parintins
Fotos: Alan Chagas