Com a crise econômica, muitos brasileiros buscam rentabilidade para aquele dinheiro guardado. A renda variável foi a solução encontrada por muitas pessoas. Mas é preciso ficar atento, já que junto com os novos investidores na bolsa de valores vieram os fraudadores que costumar se passar por entidades legais.
De acordo com o delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações, como forma de aplicar o golpe, os indivíduos influenciam as vítimas a realizar pequenos investimentos em sites ou aplicativos fictícios, alegando que ganharão cerca de 10% do lucro do valor aplicado.
A Ancord -Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – alerta que a oportunidade de investimento é sempre apresentada como “única” pelo golpista, com tempo limitado.Além de opções de rentabilidades muito acima do mercado e com riscos baixos. O delegado Félix ressalta que, para evitar este tipo de acontecimento, a população deve atentar aos mínimos detalhes e não acreditar em falsas promessas.
O golpe do falso investimento está tipificado no artigo 171 do Código Penal Brasileiro (CPB), como estelionato. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão. Caso alguém seja vítima deste golpe, deve procurar a delegacia mais próxima para registrar Boletim de Ocorrência ou realizar pela Delegacia Virtual. Outra opção é ligar para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik