Unindo tecnologia e sustentabilidade, um novo projeto chega às escolas da rede pública de ensino em Manaus ainda este mês. O objetivo é fazer com que estudantes sejam ensinados desde cedo sobre como ajudar a reduzir os impactos ambientais e desenvolver uma consciência ecológica por meio da educação.
É o Programa Educativo Cultural Artístico – Robótica nas Escolas, da Whirlpool, empresa que representa marcas multinacionais de eletrodomésticos. A ação acontece em diversas capitais brasileiras, e vai contar com oficinas e workshop sobre reciclagem e robótica para alunos de 6 a 14 anos e também para professores.
O Coordenador do Programa, Bruno Bueno, explicou que além da preocupação em unir tecnologia e meio ambiente, o projeto vai eleger os melhores trabalhos, desenvolvidos pelos próprios estudantes em nível nacional.
“Esses estudantes vão ser incitados a construir protótipos que beneficiem a comunidade de alguma forma, e tudo isso 100% alinhado ao desenvolvimento sustentável. A primeira oficina é sucata coleta e reciclagem. Na oficina 2 a gente aborda a temática de física elétrica e na oficina 3 a gente tem a oficina para construção do objetivo, onde a gente vai dar vida à ideia. As crianças e os adolescentes vão construir os seus robôzinhos. Depois disso, a gente coloca esse material que eles vão criar no site do projeto, numa feira de robótica virtual e a partir dali a nossa equipe de curadores e um juri técnico vai eleger os melhores protótipos para a gente poder postar e para o público poderá votar, definir o campeão ou a campeã”, explicou.
Ouça esta reportagem em áudio:
As inscrições podem ser realizadas diretamente nas escolas municipais até a próxima sexta-feira, 4 de março. Já as oficinas, vão ser transmitidas em ambiente digital. O vencedor da competição será premiado com um tablet.
- Com laboratório de robótica e indústira 4.0, escola é inaugurada, em Manaus
- Manaus tem primeira Central de Logística Reversa de Eletrônicos do Norte
Os critérios de seleção incluem adequação ao tema e ao regulamento, utilização de material reaproveitado, funcionalidade do protótipo para a comunidade, criatividade do protótipo, entre outros.
A NTICS Projetos é a empresa responsável pela implantação do projeto, como forma de pensar e incentivar soluções inovadoras. Até 2025, mais de 3 milhões e 700 jovens matriculados no ensino público do país devem ser impactados com ações como essa.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar