PAC’s – A solicitação foi feita durante sessão plenária da Aleam – Assembleia Legislativa do Amazonas. Parlamentares questionaram quanto ao formato online de agendamento. O parlamentar Wilker Barreto relata que muitas pessoas estão perdendo oportunidades de emprego e benefícios sociais por conta de não conseguirem solicitar a segunda via do RG. De acordo com ele, nem todas as pessoas tem acesso a internet ou a um smartphone.
O formato PAC Digital foi lançado em 2021 com o intuito de modernizar o atendimento durante a pandemia. Nele é possível agendar emissão da carteira de identidade e registro civil de nascimento, por exemplo, em unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão da capital e interior do Estado. A reclamação quanto ao modelo online ganhou o apoio do deputado Tony Medeiros.
Ambos parlamentares relataram durante os pronunciamentos que apoiam o agendamento digital, mas seria necessário oferecer opções para quem não tem acesso à internet. De acordo com a Sejusc – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania -, não há previsão de retorno da entrega de senhas já que foi criado o PAC Digital. Atualmente, uma média de 100 atendimentos são realizados por dia nas sedes do PAC’s. Em funcionamento existem nove PAC’s na capital e quatro no interior. Na capital, a unidade do Alvorada está em reforma. Por este motivo, os atendimentos estão acontecendo no PAC Compensa.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Sejusc