Operação Rainha do Solimões – Um homem foi preso nessa em uma nova fase da Operação Rainha do Solimões. Na primeira fase, em outubro do ano passado, a operação desarticulou uma quadrilha que vendia e transportava drogas para outros estados, além de apreender embarcações e carros luxuosos.
Na nova fase, segundo a polícia, foi a vez de outro homem envolvido no esquema criminoso ser preso. Ele é suspeito de ser um dos líderes do grupo, que compra drogas na região de fronteira entre Amazonas, Colômbia e Peru, para vender e transportar a outras localidades.
O delegado adjunto do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Rafael Guevara, explicou que o suspeito era procurado também por estados do país, e que por isso a prisão e as investigações foram feitas em conjunto.
“Eles compram grandes carregamentos de droga, transportam via fluvial e depois enviam essa droga para outros estados da Federação. A gente sabia que ele tinha mandado de prisão já de Minas Gerais, de São Paulo e de Santa Catarina, além do que ele atuava também em Goiás. E aí nós tivemos informações sobre onde ele se encontrava. Ele estava foragido dessas justiças todas, dessas polícias todas, inclusive do Amazonas também. Nós tivemos a informação que ele estava em Goiânia. Mandamos uma equipe para lá, para realmente localizar a casa onde ele estava se escondendo. A equipe logrou êxito e conseguiu fazer a prisão dele”, disse.
Durante a prisão, um carro de luxo avaliado em 500 mil reais, drogas, documentos falsos e aparelhos celulares foram apreendidos pela polícia.
O homem passará pela por audiência de custódia, na cidade em que foi capturado e deve ser trazido para Manaus nos próximos dias, onde vai responder por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar