,Na última segunda-feira (14), a prefeitura de Manaus doou um terreno de quase nove mil metros quadrados ao governo do Amazonas para a instalação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). A atividade serve para determinar causa de mortes e colaborar para o diagnóstico da situação de saúde.
Diferente do Instituto Médico Legal (IML), o SVO não apura óbitos causados em decorrência de violência. Portanto, o SVO verifica apenas as causas de morte natural, com ou sem assistência médica, sem o diagnóstico e, principalmente para efeito de investigação epidemiológica.
O SVO está instituído pelo Ministério da Saúde desde 19 de junho de 2006, através da Portaria Nº 1.405. Porém, apenas agora o Amazonas implementará.
A área doada pela prefeitura ao governo do Estado fica na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, na zona norte.
O governo do Amazonas diz que o SVO terá 600 metros quadrados, com ambientes como serviço social, almoxarifado, garagem para carro fúnebre e sala de necropsia, por exemplo.
A princípio, o custo da construção será de R$ 2,4 milhões, com dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde. No entanto, a obra ainda não tem data para começar, uma vez que o contrato para receber o dinheiro junto à Caixa Econômica ainda está em fase de conclusão.
Ainda não está definido quem administrará o SVO, porém gestão pode ser do governo estadual, da prefeitura ou do Ministério da Saúde.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Mariana Raphael/SES-DF