A média diária de doses de vacina contra a Covid-19, aplicadas no Amazonas, aumentou em 50% na primeira quinzena de fevereiro deste ano, comparada ao mês de novembro de 2021, atingindo 24.469 doses. Em fevereiro de 2022, até quarta-feira (16/02), foram aplicadas 342.560 doses de vacina contra Covid-19. Durante todo o mês de novembro de 2021, foram 488.877 aplicações de imunizantes contra a infecção no estado, com média diária de 16.296.
“O Governo do Amazonas tem implementado diversas estratégias para levar a vacina para mais perto da população, o que reflete diretamente na redução expressiva no número de casos, óbitos e hospitalizações pela Covid-19 que observamos. Por isso, é tão importante que as pessoas busquem se vacinar”, destaca o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.
As estatísticas mensais de doses aplicadas contra Covid-19 são consolidadas pela Sala de Situação de Análise de Saúde da FVS-RCP. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o aumento na quantidade de doses aplicadas faz parte do processo de diagnóstico situacional sobre a baixa cobertura vacinal no Amazonas.
“Nossas equipes estão sendo deslocadas para os municípios, colaborando com o planejamento das ações das campanhas de vacinação municipais. Então, lembramos que todos busquem os postos de vacinação para manter o esquema vacinal atualizado”, afirma Tatyana, acrescentando que oito municípios foram visitados pelos profissionais de saúde de 7 a 16 de fevereiro.
As equipes compostas pela SES-AM e FVS-RCP visitaram, de 7 a 16 de fevereiro, os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará.
Entre os pontos de melhoria identificados, estão divergências e duplicidades nos dados de vacinação inseridos no sistema oficial do Ministério da Saúde, cadastro de vacinação com informações incompletas e ausência de acesso à internet.
Uma segunda equipe técnica segue, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Novo Airão, Lábrea, Anamã e Boca do Acre. Em março, serão visitados outros 20 municípios.
O Amazonas tem 78% da população contemplada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 80% com a segunda dose e 58% com o esquema vacinal completo. A campanha de vacinação contra a Covid-19 já dura mais de um ano.
Da redação da rádio Rio Mar