Como forma de incentivar a leitura e com o objetivo de realizar a 6ª edição da feira de livros em Manaus, prevista para o mês de abril, o Parque Municipal “Lagoa do Japiim” se tornou um ponto para coleta de livros usados.
Tanto a ação de coleta, quanto a feira, já são consideradas eventos no calendário cultural da cidade. E além do incentivo ao conhecimento, a mobilização também trabalha a conscientização ambiental, já que os livros ainda em bom estado, que seriam jogados no lixo, ganham novas histórias.
Ouça esta reportagem em áudio:
O coordenador do Parque Lagoa do Japiim, Diego Pacheco, explicou quem são as pessoas que podem fazer as doações, e também deu dicas sobre a conservação dos livros.
Qualquer pessoa pode trazer esses livros para serem doados. Livros em perfeitas condições de uso, livros que estejam de maneira que as pessoas possam ainda utilizar esse conteúdo, ler. A recomendação é não trazer livro rasurado ou danificado. A gente faz toda uma triagem para separar esses livros. Você que estudou, prestou concurso nesses últimos anos, se você tem na sua casa algum material de concurso público, pode trazer apostilas e livros voltados para essa área. Pode trazer que vai ser muito bem-vindo. Tenho certeza que outras pessoas poderão estudar e aproveitar esse material.
Este ano, o Parque Lagoa do Japiim vai ser o primeiro ponto de coleta, mas a ação, segundo a prefeitura de Manaus, deve ser ampliada a outras unidades. As coletas acontecem de oito horas da manhã até às quatro horas da tarde. O parque está localizado na avenida Rodrigo Otávio, no Bairro Japiim.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar