CMM realiza audiência pública com a Amazonas Energia e Ipem

Irregularidades em medidores de energia elétrica identificadas pelo Ipem – Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas é tema da audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal do Amazonas. Representantes da Amazonas Energia, Ipem e demais órgãos, além de comissões do consumidor das duas casas legislativas, do Estado e Munícipio. A solicitação partiu do vereador Jander Lobato do PTB, durante sessão plenária desta semana e acatado pelos demais parlamentares, no âmbito da XIX Comissão de Defesa do Consumidor da CMM.

Segundo a Amazonas Energia em janeiro desta ano, o Ipem fiscalizou mais de 1000 medidores de energia na capital amazonense. E até o mês de fevereiro foram detectados 30 medidores de energia com irregularidades. Os aparelhos são do tipo convencional e apresentaram problemas no sistema que mede a exatidão do consumo.

A concessionária de energia anunciou esta semana que vai ressarcir os consumidores que foram afetados por falha na medição da tarifa de energia.

 

CPI da Amazonas Energia

 

A CPI da Amazonas Energia da Aleam – Assembleia Legislativa do Amazonas – realizou, na terça-feira, 15, a sua 24ª reunião itinerante, no Japiim, zona Sul de Manaus. Durante a sessão, requerimentos foram aprovados. Um deles requer que seja encaminhada, ao Ipem/AM, a solicitação do quantitativo de medidores vistoriados e a cópia dos laudos reprovados na perícia metrológica. Posteriormente, que esses laudos sejam enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A próxima reunião itinerante acontecerá na sexta-feira, 18, às 9h, no município de Barcelos, Escola Estadual São Francisco de Sales, Avenida Mariua, 21, Centro.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM