A Prefeitura de Manaus realizou na última segunda-feira, a abertura oficial do Ano Letivo nas escolas municipais de Manaus. No mesmo dia, pais e professores da Escola Municipal Edinir Telles no bairro Jorge Teixeira, zona Leste realizaram uma manifestação informando que a instituição não retornou o ano letivo e está abandonada.
De acordo com o professor Lambert Melo, da Asprom Sindical – Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus, a estrutura da unidade de ensino está com a pintura precária, rachaduras e há carteiras estragadas. Além disso, o teto de uma das salas de aula desabou completamente.
Nesta terça-feira, nossa equipe foi até o local, e verificou que apenas o trabalho de capinação está sendo realizado na parte externa. Para o professor Lambert Melo é preciso que a Semed – Secretaria Municipal de Educação – apresente um planejamento de obras, e não apenas melhorias pontuais.
No portão da escola um papel foi colocado, informando que a instituição ficará fechada para reforma por mais 90 dias.
Em nota a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que está realizando um levantamento de serviços e orçamento necessário para reformar a Escola Municipal Edinir Telles Guimarães, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, o mais breve possível. Durante este período os alunos desta unidade permanecerão em aulas remotas pela TV aberta, nos canais 20.3 e 20.4, pelo Youtube no canal do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds) da Semed e serão acompanhados recebendo as orientações dos professores por meio de aplicativo de mensagens
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar