Moradores do município de Novo Airão e localidades próximas, no interior do Amazonas podem receber atendimento jurídico gratuito por meio do “Programa Justiça Itinerante”, do Tribunal de Justiça do Amazonas.
A ação é realizada até domingo, na Praça Hugo Frederico Costa, das oito horas da manhã até o meio-dia, e das duas até às cinco horas da tarde, no ônibus da Justiça Itinerante.
O juiz de Direito e coordenador do Programa Alexandre Novaes, destacou os serviços oferecidos gratuitamente à população.
“Diversos serviços, tais como indenizações, cobrança de dívida e diversos serviços na área do direito de família tais como divórcio, pensão de alimentos, reconhecimento de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade e na área dos juizados especiais cíveis, tais como indenizações, cobrança de dívida já paga e ação de danos, entre outros temas próprios do Poder Judiciário. Além disso são prestadas informações e orientações à população e encaminhamentos a outros órgãos quando o tema de interesse não pode ser resolvido na Justiça Itinerante”, disse.
Os documentos necessários para atendimento são RG, CPF, comprovante de residência e comprovantes relacionados à causa, como por exemplo; notas fiscais, contratos, certidões, e outros (originais e cópias). Já para questões de união estável, são necessárias duas testemunhas, com documentos pessoais.
Além dos serviços judiciais e de orientação ofertados pela equipe do programa, como você ouviu na reportagem, também estão sendo oferecidos serviços de habilitação a condutores de veículos, como transferência veicular; primeiro emplacamento; licenciamento anual, entre outros, por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar