Indústria fecha 2021 com crescimento de 6,4% no Amazonas, aponta IBGE

Depois de um período de incertezas e oscilações no cenário econômico, a indústria do Amazonas fechou 2021 em alta. O Estado terminou o ano com crescimento de 6,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Depois de um período de incertezas e oscilações no cenário econômico, a indústria do Amazonas fechou 2021 em alta. O Estado terminou o ano com crescimento de 6,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indústria do Amazonas tem desempenho positivo, aponta IBGE.

Ainda conforme mostram os dados, o destaque foi para a seção das Indústrias de transformação, ou seja, que fabricam plásticos, borracha e indústria metalúrgica, entre outras.

O Disseminador de informações do IBGE, Adjalma Nogueira comentou que esse resultado deixa o Amazonas bem posicionado em nível nacional.

“O crescimento da produção industrial em dezembro proporcionou ao estado o melhor desempenho no mês entre as 14 unidades da Federação com Parque Industrial significativo. Cinco das dez atividades industriais pesquisadas tiveram crescimento, com destaque para produtos de borracha, bebidas e máquinas e aparelhos elétricos. Analisando o ano de 2021, apesar de ter sido de altas e baixas, a indústria amazonense fechou o ano com um crescimento significativo. Os dados da pesquisa Industrial mensal revelam que a evolução foi bem superior à média nacional. No país, apenas nove estados tiveram crescimento de sua indústria durante 2021 e o Amazonas foi o quinto que mais cresceu”, disse.

Na comparação com o mês anterior, o resultado também foi positivo, com aumento de 14 % na indústria.

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas Fieam, Nelson Azevedo, esse aumento tem uma explicação.

“O que acontece no Brasil reflete na indústria do Amazonas, pois nós somos o termômetro da atividade econômica do nosso país pois. O aumento do consumo dos bens duráveis aquece a indústria da Zona Franca de Manaus. O controle da pandemia através da vacina e todos os protocolos que todo mundo está usando, está tentando aplicar e a retomada da confiança das famílias, a continuidade do emprego e renda, o comércio voltou, aos poucos, a sua performance de vendas e as encomendas para a indústria voltaram a registrar uma trajetória ascendente”, destacou.

A expectativa é que a indústria, assim como os diversos setores da economia, cada vez mais possa retomar o fôlego, e se destacar em meio ao novo cenário socioeconômico.

Ouça esta reportagem em áudio:

Rebeca Beatriz  Rádio Rio Mar