Ribeirinhos de comunidades de difícil acesso no interior do Amazonas recebem atendimento médico gratuito por meio dos Navios de Assistência Hospitalar da Marinha. As embarcações passam pelos municípios de Juruá, Itamarati, Carauari, Eirunepé, Ipixuna e Guajará.
Ao todo, quatro navios visitam a população, e devem passar, em média, três dias em cada localidade para realização dos atendimentos, em várias especialidades.
O Capitão de Corveta Raphael Siqueira, Comandante de um dos navios falou sobre a estrutura de uma das embarcações, que conta com 36 militares atuando na saúde.
“Basicamente os atendimentos, tanto médicos como odontológicos são voltados para a parte primária. Fazemos a realização dos Testes rápidos de HIV, sífilis hepatite B e também de covid-19, entre outros. A previsão das comunidades que serão atendidas são as mais isoladas dos municípios e de difícil acesso. Nós temos as seguintes especialidades: médico pediatra, cirurgião, urologista, ginecologista, radiologista, entre outras, a fim de realizar os laudos de exames de raio-x e mamografia, por exemplo”, destacou.
As embarcações funcionam como hospitais fluviais, e espaços para realização de triagem, curativos, coleta de amostras, vacinação, e até sala de cirurgia para casos mais simples, entre outros serviços, todos gratuitos.
Assim que o navio atraca, uma equipe desembarca para identificar emergências e prestar o primeiro atendimento. A ação acontece no interior do Amazonas e também no Acre. Os navios atracam em várias comunidades para atendimento até meados do mês de abril, quando devem seguir para outros estados. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã até às cinco horas da tarde.
Ouça esta reportagem em áudio:
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar