Fonte de energia limpa – A conta de energia tem pesado no bolso do consumidor por conta do baixo nível das águas das usinas hidrelétricas do país. A bandeira vermelha e a taxa de escassez elétrica mexeu com as economias da população. A dica é economizar para não ter surpresas quando a fatura chegar. A energia solar tornou-se uma solução para quem deseja fugir deste problema, mas o alto investimento impede a adesão de muitas famílias.
Pensando em mudar este cenário, um projeto desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, com a colaboração do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas e apoio da Fapeam, estuda a possibilidade da criação de uma fonte de energia à base de luz solar economicamente viável, renovável e de baixo custo, capaz de levar eletricidade a lugares remotos. Como explica a Ellen Raphael, coordenadora do iniciativa.
O estudo tem por objetivo obter dispositivos fotovoltaicos capazes de transformar energia incidente da luz do sol em energia elétrica, além de preparar e caracterizar diferentes nanomateriais que são utilizados na confecção desses dispositivos. A iniciativa faz parte do Programa Amazônidas, que incentiva projetos coordenados por mulheres e a pesquisa. A coordenadora do projeto, Ellen Raphael, é doutora em Físico-Química e professora do curso de Engenharia Química da UEA. Ela relata que a ação ajuda na formação de novos cientistas.
O projeto traz à tona a energia solar, tema que fomenta a discussão acerca da preservação do meio ambiente. Afinal, a busca de recursos renováveis tornou-se uma pauta permanente na forma de obter energia elétrica.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Ellen Raphael/Arquivo pessoal