Vacinação de crianças a partir de 5 anos contra a Covid-19 inicia nesta sexta-feira em Manaus

A vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 5 anos da população em geral terá início nesta sexta-feira (04) em Manaus.  Há cinco pontos estratégicos para o atendimento exclusivo do público de 5 a 11 anos de idade: Studio 5 Centro de Convenções, Japiim, zona Sul; parque Cidade da Criança, Aleixo, na zona Centro-Sul; Clube do Trabalhador do Sesi, São José, na zona Leste; e o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h, e o shopping Via Norte, no Monte das Oliveiras, na zona Norte, das 10h às 16h.

A vacina também está sendo oferecida em quatro unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed): Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte; Cime Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no Jorge Teixeira, zona Leste; e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Sávio, no Alvorada, zona Oeste. Confira aqui, todos os locais disponíveis para vacinação na capital.

vacina crianças 5 anosA titular da Semsa, Shádia Fraxe explica que a nova remessa da Pfizer pediátrica garantiu a ampliação da campanha porque até o momento as crianças de 5 anos só podem receber este imunizante específico. “As de 6 a 11 anos podem ser vacinadas também com a CoronaVac, que temos em estoque, e já estamos utilizando”, comenta.

A vacinação do público infantil deve atingir 90% da população estimada para Manaus, que é de 260 mil crianças de 5 a 11 anos de idade. Até esta quinta-feira, 27,5 mil crianças nessa faixa etária já haviam recebido a primeira dose da vacina.

A imunização prevê duas doses, com intervalo de 28 dias entre doses, nos casos da CoronaVac, e de oito semanas para a Pfizer.

Documentos

Os documentos obrigatórios para a vacinação incluem a certidão de nascimento ou um documento de identificação original com foto; o cartão nacional do SUS ou o CPF, e a caderneta de vacinação da criança, que deve ser levada ao ponto de atendimento por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos.

A Semsa alerta que para ser vacinadas contra a Covid-19, as crianças não podem ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias, nem ter tido acometidas pela doença nos últimos 30 dias.

Fonte: Semsa

Foto: Altemar Alcântara /Semcom