O Centro de Testagem contra a Covid-19 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques vai encerrar o atendimento à população nesta sexta-feira (04). A estrutura montada pelo Governo do Amazonas em parceria com a prefeitura de Manaus tinha objetivo inicial de funcionar pelo período de 15 dias, como estratégia para aumentar a oferta de testes e contribuir para evitar a disseminação do vírus, além de monitorar os casos da doença.
Com a redução da procura por testes e a diminuição dos resultados positivos para Covid-19, o local será desmobilizado e a testagem continuará sendo realizada nas unidades de saúde. De acordo com levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto, desde o dia 19 de janeiro, o número de testes de antígeno coletados no local foi de mais de 28 mil, 64% com resultados negativos e 34% positivos.
O atendimento no Centro de Testagem acontece das 9h às 17h nesta sexta. Nessa quinta-feira, mais de 80% dos resultados deram negativo. No acumulado, são 60% de testes negativos.
Ambos os centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques desafogaram as unidades de saúde. Na capital, o teste para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus, e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Estado.
Testes nas unidades – A orientação é que os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS mais próxima de sua casa. Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Rodrigo Santos / SES