É comum andar pelas ruas da cidade e encontrar lixo dividindo o espaço nas calçadas. O que muitos não sabem ou fingem não ter conhecimento é que a sacola descartada em uma lixeira viciada pode causar alagações por toda cidade pois entopem bueiros. As constantes alagações e a poluição dos igarapés e rios também são consequências do descarte incorreto. O trabalho de limpeza é realizado constantemente e envolve dezenas de servidores, máquinas e balsa. O subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, alerta que além dos prejuízos ao meio ambiente há o gasto financeiro acima da média.
Em torno de 30 toneladas de lixo são retiradas diariamente dos rios. Só no mês de janeiro foram aproximadamente 700 toneladas. Para se ter uma ideia da proporção do problema, em 2021 a Semulsp retirou 12.610 toneladas de lixo dos igarapés e orla da cidade. É possível encontrar de tudo, geladeira, televisão, sofá. Hoje, para estimular a população a dar o direcionamento correto a itens de grande porte sem utilização é realizado o serviço de Coleta Agendada.
Os interessados no agendamento precisam enviar uma mensagem de whatsapp para (92) 98415-9563 ou (92) 98459-5618, no horário de 8h às 16h, informando seus dados e quais objetos desejar descartar. Os materiais são levados para a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Há também a opção dos 23 pontos de entrega voluntária nos principais supermercados da cidade para recolhimento do lixo reciclável.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Altemar Alcantara e D’Castro / Semcom