Segurança – Em apenas seis meses de existência, o programa Amazonas Mais Seguro exigiu um investimento de mais de R$ 98 milhões. A iniciativa abrange um total de R$ 280 milhões em investimentos disponíveis para as forças de segurança do estado. A iniciativa tem como objetivo promover a melhoria da infraestrutura das polícias, inclusive com a aquisição de novas tecnologias para o combate à criminalidade, além de trazer medidas para valorização e ampliação de recursos humanos. Os itens já entregues fazem parte de verbas estaduais e federais, como o projeto “Floresta Viva”, que conta com verbas repatriadas da operação Lava Jato.
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, a grande quantidade de material, como armamentos, equipamentos, tecnologia e estrutura, já realizada permite melhores condições de trabalho aos agentes das forças de segurança do Estado.
Nos dois últimos meses de 2021, os investimentos do Amazonas Mais Seguro alcançaram os concursos públicos da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança do Estado, que já tiveram seus editais lançados e inscrições abertas para os interessados. Os trâmites para o lançamento do edital para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também já estão em andamento. Foram ainda entregues notebooks, coturnos, embarcação fluvial, munições, além do recebimento de viaturas doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O interior do Estado também foi beneficiado, o município de Itacoatiara ganhou o Centro Integrado de Comando e Controle com câmeras de alta tecnologia, sistema de reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e captação em 360 graus.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Tarcísio Heden/SSP-AM