Centro de Testagem Vasco Vasques tem capacidade para realizar 10 mil testes diários

centro testagemCentro de Testagem – O número de registros da Covid-19 disparou no Amazonas. De acordo com a FVS – Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – no dia 4 de janeiro tínhamos o quantitativo de 172 casos confirmados. No último sábado foram 7467 pessoas diagnosticadas com Covid-19 no Estado. A variante predominante no momento é a ômicron, com grande poder de transmissibilidade. Para desafogar e acelerar os atendimentos de diagnóstico, Manaus passou a contar com mais um Centro de Testagem, além das Unidades Básicas de Saúde e do centro localizado no Studio 5. O Centro de Convenções Vasco Vasques tornou-se um polo de atendimentos gratuitos. Atualmente, o local dispõe de 40 postos de triagem e um sistema de apoio para casos detectados positivos. Como explica a representante da FVS, Waldemeire Azevedo.

O centro de triagem localizado no Vasco Vasques é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Somente nos primeiros três dias e meio de atendimento o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533,sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos. O Centro de Testagem tem capacidade para realizar até 10 mil testes diários. A dona de casa Geisi Alves, de 42 anos, é umas das pessoas que testaram positivo no local. Ela procurou o centro após sentir febre e tosse por dois dias.

A testagem é uma das ferramentas de prevenção. Já que após o diagnóstico a pessoa é instruída a fazer o isolamento, impedindo que o vírus circule com mais intensidade. Os atendimentos em ambos os Centro de Testagem, do Studio e Vasco Vasques, ocorrerem de segunda a sábado, das 9h às 17h.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Arthur Castro/Secom