A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas encaminhou ofícios ao governador do Estado, Wilson Lima e ao prefeito de Manaus, David Almeida, solicitando providências a respeito da aglomeração nos dos centros de testagem de covid-19, em Manuas.
Recém-inaugurados, os locais tiveram alta procura por parte da população para o diagnóstico da doença, na capital amazonense. No documento que solicita uma resposta dos órgão mencionados, a comissão questiona o grande fluxo de pessoas sem distanciamento nos locais.
- Saiba onde fazer teste gratuito para detecção de covid-19, em Manaus
- Centros realizaram 6,2 mil testes com 53% de resultados positivos para Covid-19
Segundo a presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputada Dra. Mayra Pinheiro, a situação preocupa, diante do avanço da variante ômicron, no estado. A deputada sugere a implementação de um sistema de agendamento para a procura dos centros.
“Sabemos que, além da vacina, temos medidas preventivas que ajudam a conter o avanço da Covid 19 e suas cepas. O uso de máscaras de proteção, higienização com água, sabão ou álcool em gel e, principalmente, o isolamento social diminuem as chances de contágio. A pessoa que vai fazer o teste sob suspeita, pode não estar infectada e ter contato com outras pessoas doentes e se contaminar, multiplicando o número de casos. Por isso, solicitamos uma ação urgente por parte do governo do Amazonas, com a implementação de um método de agendamento prévio e online, evitando assim, a aglomeração nos locais de testagem”, justificou a parlamentar.
Os testes gratuitos para a população podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Centros de Testagem, localizados no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e no Studio 5 Shopping e Convenções.
Dra. Mayara acredita que, para este novo cenário, de grande procura por testes, a implementação de um sistema online de agendamento prévio é eficaz. “Neste momento, a melhor solução é a disponibilização do sistema de marcações online, pois, vai ajudar a organizar melhor o atendimento, evitando aglomerações, além de diminuir o sofrimento da população que tem enfrentado grandes filas à espera por um teste”, justifica.
A Comissão de Saúde e Previdência da Aleam aguarda respostas aos ofícios e providências a serem tomadas.