Ex-gari aprovado em concurso público dá dicas a concurseiros para 2022

Determinação é a palavra que resume a história do Wellington Gomes, de 23 anos, ex-gari. O  jovem prestava serviços de limpeza para a prefeitura, em Manaus, mas tinha o sonho de passar em um concurso público.

Ele aproveitava os intervalos do serviço, como o horário do almoço e as poucas horas livres em casa para seguir uma rotina de estudos.

Ex-gari aprovado em concurso público dá dicas a concurseiros para 2022, o ano dos concursos

“Eu estudava pra essas provas direto, fiz várias provas: Polícia Civil, Polícia Federal, fiz para a rodoviária federal, o departamento penitenciário nacional fiz e para a polícia Penal de Roraima, foi uma bateria de provas, direto, uma atrás da outra, cerca de 9 provas , mas meu foco sempre foi o cargo de investigador”, contou.

Há pouco tempo, a meta foi alcançada. O ex-gari, agora concursado, conta o segredo e inspira outros concurseiros de plantão.

“Eu trabalhava na Ponta Negra, no primeiro turno. A gente entrava 8h manhã, eu chegava uma hora mais cedo e estudava cerca de 45 minutos. Eu levava umas duas,  três apostilas para estudar. No trabalho, muitas vezes eu muitas vezes ficava com o fone quando de ouvido, ficava escutando as aulas. Estudava em todo tempo livre que eu tinha”, destacou. A dica é estudar sempre que possível”, destacou.

Ouça a reportagem em áudio

A dica não é à toa, é que 2022 promete ser o ano dos concursos públicos no Amazonas. Algumas instituições que já anunciaram provas para este ano foram: a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Ex-gari aprovado em concurso público dá dicas a concurseiros para 2022, o ano dos concursos

Com esses concursos, são previstas pelo menos 4.316 vagas só  no Amazonas. Também está previsto o concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e alguns órgãos estudam a realização das provas em 2023.

Geralmente, o sonho do concursado é ter um emprego estável, bem remunerado e com horários que variam pouco, além de outros benefícios previstos na constituição. E para conseguir, não tem segredo, a fórmula é estudar, manter o foco, a disciplina e continuar tentando.

 

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar