O prefeito de Manaus, David Almeida, revogou o decreto que garantia a gratuidade do transporte coletivo para estudantes da rede pública de ensino. A decisão foi publicada no diário oficial do município.
Segundo a prefeitura, a medida precisou ser revogada para que fossem feitos alguns ajustes técnicos na operacionalização do sistema.
O benefício do ‘Passe Livre’ havia sido anunciado pela prefeitura no dia 31 de dezembro de 2021, com previsão de beneficiar mais de 85 mil estudantes do ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais, por meio de um convênio assinado entre prefeitura e governo do Estado.
Para o estudante de Ciências Sociais e membro do Movimento Estudantil do Amazonas, Ernan Passos, faltou diálogo por parte da prefeitura com a classe estudantil.
“Fizeram essa revogação para ajustes. O movimento estudantil quer saber que ajustes são esses. Utilizar uma pauta histórica para cunho eleitoreiro? Ou de fato, porque pensam na educação, na vida da juventude. O movimento estudantil sempre esteve nas ruas, lutando por essa pauta e nunca foi ouvido. O movimento estudantil quer ser ouvido, e inclusive, ampliar esse benefício para a comunidade universitária”, destacou.
Em nota, a prefeitura informou que a gratuidade da passagem no transporte coletivo aos estudantes vai ser mantida, e que assim que forem feitos ajustes técnicos no decreto, um novo documento vai ser publicado para que a medida entrar em vigor.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar