Janeiro Branco: Cuidar da saúde mental nem sempre é uma prioridade para algumas pessoas, mas deveria ser.
Em 2021, cresceu o número de casos de ansiedade, depressão e doenças relacionadas à saúde mental em todo o país. Mudanças na rotina, pandemia e novos desafios foram alguns dos fatores que levaram a esse aumento.
Pensando nisso, a campanha Janeiro Branco conscientiza sobre a necessidade de cuidar da mente e do emocional. É importante buscar ajuda.
A médica psiquiatra Alessandra Pereira faz um alerta sobre a importância do diagnóstico.
“Inicialmente nós precisamos diferenciar depressão de ansiedade. A depressão é uma doença com sentimento de tristeza. É um cansaço, uma indisposição. A pessoa não quer levantar da cama de manhã, e ela vem acompanhada de sintomas de perda do prazer. A pessoa gostava muito de sair e já não quer mais. Gostava de reunir os amigos e já não quer mais. Gostava de ouvir música, ver uma série. Enfim, de todas as coisas que ela tinha prazer na vida ela começa a abandonar, se isolar muitas vezes porque ela não consegue mais ver graça nenhuma naquilo. Já a ansiedade, é uma vivência normal que todos nós temos, em algum nível. No entanto, em algum momento ela pode se tornar patológica, ela pode se transformar em doença”, destacou.
Alterações no sono e mudanças de humor são alguns dos sintomas da depressão e ansiedade. Nessas horas, o cuidado de um profissional faz toda a diferença. A estudante de enfermagem Rayllyssa Amorim sabe bem disso.
“As pessoas olham e falam que você tá com preguiça, mas não é assim. É uma falta de motivação. A gente tenta fazer algo, mas não consegue, é uma perda de força total. Fui com o psiquiatra, contei para ele tanto esses problemas de falta de sono quanto os de crises de desespero de ansiedade. Ele falou sobre depressão, disse que eu já estava no estágio bem avançado, falou sobre ansiedade e então iniciei o tratamento”, comentou.
Manaus possui uma rede gratuita de apoio a pessoas em sofrimento psíquico, com atendimento em nove unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Informações podem ser obtidas por meio do site da secretaria.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar