Bacalhau de jaca, lasanha de soja e de tucumã são alternativas para ceia de ano novo entre os veganos. Alimentar-se bem e e de maneira saudável é possível até mesmo nas comemorações de fim de ano, quando as guloseimas estão por toda a parte.
E quem opta pelas comidas veganas ou vegetarianas tem opções diferenciadas para a ceia de ano novo.
Vegana há 12 anos, a Edinelza Bezerra é chefe de cozinha e dona de um restaurante vegano. No cardápio, os pratos são criativos e saborosos.
“Eu decidi ter uma vida mais saudável. Não sei fazer um prato normal quando comecei a cozinhar já comecei na cozinha vegana. Faço bacalhau de, chester de soja, lasanha de tucumã. Os preços são até acessíveis dependendo do que você vai fazer. Assim como na culinária tradicional tem os pratos mais caros, na culinária vegana também tem. Mas ter uma rotina de alimentação mais saudável é essencial. Você protege os animais e faz bem para a sua saúde”, comentou.
As opções são diversas e não incluem o uso de produtos animais. No brasil, estima-se que 4% da população seja de vegetarianos, muitos deles, veganos. A designer Bárbara Annitza está entre essas pessoas, e até criou um perfil nas redes sociais para dar dicas de onde encontrar esses alimentos.
“Tenho um perfil, o Vegan Manaus no qual dou dicas e ajudo as pessoas a encontrarem opções veganas. Sou vegana há um pouco mais de 5 anos. Logo que me tornei vegana eu tinha que levar a minha marmita para confraternização de fim de ano, para não correr o risco de não ter o que comer. No ano seguinte eu escolhi fazer uma receita vegana e levar um prato que eu pudesse compartilhar com todo mundo e como minha família e meus amigos. Hoje completa dois anos que a nossa ceia aqui em casa é completamente vegana”, destacou.
Comida vegana além de ser rica em nutrientes e de ser sustentável, é uma alternativa para quem quer inovar na ceia de ano novo, com uma refeição diferenciada.
Rebeca Bbeatriz – Rádio Rio Mar