Comunidade rural ganhará Unidade de Apoio de Saúde Rural após doação do governo japonês

Ribeirinhos da comunidade agrícola São Francisco do Caramuri serão beneficiados com a construção de uma Unidade de Apoio de Saúde Rural. A verba para edificação será oriunda de doação do governo do Japão. O repasse de US$ 49.955 dólares ajudarão na construção e a equipar a unidade para servir como apoio nos atendimentos realizados pela Unidade Básica de Saúde Fluvial da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. A secretária, Shádia Fraxe, participou da assinatura do contrato e destacou a contribuição do governo oriental para a comunidade Caramuri.

A comunidade está localizada na região do Baixo Rio Preto, área rural de Manaus e é composta por 27 comunidades no entorno, na divisa dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. O presidente da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri, Daniel da Silva, afirma que essa conquista é resultado de uma luta de muitos anos da comunidade do São Francisco do Caramuri. Mais de 300 pessoas do Caramuri e 28 comunidades das áreas próximas serão beneficiadas pelo projeto. A intenção é fazer parceria com faculdades públicas e privadas para realizações de mutirão.

A doação do Governo do Japão de quase US$ 50 mil dólares vai beneficiar mais de 300 pessoas do Caramuri e comunidades da área rural, como ressalta o cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino.

A previsão das comunidades ribeirinhas é que a obra tenha início em breve e a entrega da unidade seja realizada em um prazo recorde.

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Bosco Freitas / Semsa