O ano letivo está previsto para começar no dia 1º de fevereiro com a jornada pedagógica e no dia 7 de fevereiro começam as aulas de forma presencial. O calendário de matrículas para o ano letivo de 2022 começou nessa quinta-feira (16) com o cadastro de novos alunos tanto rede pública estadual quanto municipal. O processo deve ser feito no site www.matriculas.am.gov.br.
As matrículas em creches serão feitas por último e prometeu inaugurar seis novas unidades no primeiro semestre de 2022.
Veja o calendário:
Novatos:
Para os novatos, a primeira etapa é o cadastro on-line dos responsáveis. O sistema deve ser liberado para a matrícula de novos alunos no dia 10 de janeiro para alunos com deficiência e no dia 17 de janeiro para os demais alunos. Os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato.
Rematrícula:
O procedimento de rematrícula será feito pelas escolas de maneira automática no período de 20/12 a 7 de janeiro. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2021 têm vaga garantida, sem necessidade da presença de pais ou responsáveis nas unidades de ensino.
Reordenamento:
O reordenamento será no dia 05 de janeiro para os alunos que já são da rede pública e vão estudar em outra unidade de ensino porque a atual não possui a série que vão cursar em 2022. A confirmação do reordenamento será nos dias 06 e 07 de janeiro.
O encaminhamento é realizado de maneira automática pela secretaria. Caso os pais queiram solicitar a mudança de escola deve fazer no período de transferência comum.
Transferência:
A solicitação da transferência para alunos com deficiência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Já para os alunos do ensino regular será nos dias 12 e 13 de janeiro.
Alunos retardatários:
Para quem perdeu os prazos poderá fazer a matrícula no dia 19 de janeiro, sujeito a disponibilidade de vagas.
Vagas
Para o ano que vem, a Secretaria Municipal de Educação terá mais de 67 mil vagas disponíveis para alunos novos, sendo 29.090 mil novas vagas para a Educação Infantil e 30.476 mil para o Ensino Fundamental.
Para Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão 7.714 mil vagas e na Educação Especial 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.
A secretaria estadual de Educação vai ofertar mais de 192 mil vagas, sendo 43 mil para Manaus, e 149 mil para o interior do Estado.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar