Laboratório móvel do TCE deve apontar irregularidades em asfalto de obras públicas

Um asfalto de qualidade precisa durar 10 anos, no mínimo. Agora, você já viu em Manaus uma pavimentação que ficou intacta por todo esse tempo? O próprio Tribunal de Contas do Estado afirma que a pavimentação na região dura cerca de dois ou três anos, ou seja, precisa ser refeita constantemente. Para tentar acabar com as obras de asfaltamento de qualidade duvidosa, o TCE inaugurou um laboratório móvel que será usado na fiscalização de obras públicas e para auditar a qualidade do asfalto.

O presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello informou que os trabalhos já iniciaram e, primeiramente, serão analisados os contratos de maior valor entre o poder público e empresas. As rodovias AM-10 e AM-70, que receberam novo pavimento recentemente serão auditadas.

Para avaliar se um asfalto está dentro dos padrões será necessário um dia de análise. Para verificar o solo, os trabalhos devem durar cerca de três dias. O engenheiro responsável pelas análises Montival Pereira diz que o asfalto precisa ter no mínimo 5 cm de espessura.
´

O caminhão adaptado a um formato de laboratório possui equipamentos necessários para as fiscalizações do solo.  O modelo já é utilizado em Santa Catarina, Goiás e Piauí.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar