O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas no Amazonas. A medida ocorre após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19 e por conta da variante ômicron. As novas regras vão constar em decreto válido para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.
Além dos novos limites para festividades, o Comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários. A multa vai subir de R$ 50 mil para R$ 500 mil. Também será recomendado que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano novo pelas prefeituras.
Os eventos com presença de público não poderão superar a lotação de três mil pessoas e deverão se limitar a 50% da capacidade física do espaço, em qualquer hipótese. Isso significa que se o estabelecimento suportar 3 mil pessoas, no máximo, 1,5 mil lugares poderão ser ocupados.
As medidas foram debatidas com os gestores do Estado integrantes do comitê e, depois, apresentadas aos órgãos de controle, como o Ministério Público. As novas regras serão relacionadas em decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado, nos próximos dias.
Até o momento, o Amazonas não tem registro de casos da nova variante Ômicron, já identificada em três estados brasileiros.
Houve aumento do número de casos confirmados na capital e interior, nos últimos 14 dias. Em Manaus, as notificações saíram de uma média de 15 para 32 casos, diariamente. No interior, subiram de 50 para 76.
Além disso, para adotar as novas medidas, o comitê considerou que, entre os meses de dezembro e janeiro, o estado entre no período de maior transmissão de síndromes gripais, como a Covid-19, por conta das chuvas.
Fonte: Governo do Amazonas
Fotos: Governo do Amazonas