População de Coari escolhe novo Prefeito em eleição suplementar neste domingo

Eleitores da cidade de Coari (AM) escolhem novo prefeito neste domingo (05), em eleição suplementar. Quatro candidatos concorrem ao cargo: Keitton Pinheiro (PP), Mil Mitouso (PSB), Robson Tiradentes Jr. (PSC) e Zé Henrique (PL).

A Justiça Eleitoral instalou 21 locais de votação na zona urbana e 22 na zona rural. Cerca de 44 mil eleitores estão regulares junto ao TRE e podem ir às urnas nesta eleição, que ocorre após a cassação do mandato do prefeito eleito em 2020, Adail Filho (PP), e do vice Keitton Pinheiro. Para o Tribunal Regional Eleitoral, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

Segurança

Na tarde de sexta-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas ativou em Coari, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O sistema servirá para dar suporte ao Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado no campus da Universidade Federal do Amazonas no município, com objetivo de fortalecer a segurança durante a eleição suplementar.

Segundo informou o titular da SPP-AM, general Carlos Alberto Mansur, à Juíza do Pleito, Dra. Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, e à Juíza da Propaganda Eleitoral, Juline Rossendy Rosa Neres, mais de 400 agentes da segurança pública estão concentrados no município para manter a ordem durante o período eleitoral.

Lei seca

Considerando que o voto consciente deve prevalecer para garantir o processo democrático, Dra. Mônica Cristina assinou Portaria proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercearias, estabelecimentos congêneres e demais estabelecimentos abertos ao público. A “Lei Seca” começou às 18h deste sábado e encerrará às 24h do dia 05/12.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar