A unidade do Samic – Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança – está localizada no centro de Maués e deu início aos atendimentos nessa segunda-feira. O espaço conta com uma equipe psicossocial formada por uma psicóloga e assistente social, responsáveis pelo atendimento a qualquer tipo de violação de direitos registrada no município e encaminhar a demanda aos órgãos responsáveis, como destaca o governador, Wilson Lima.
O município de Itacoatiara foi o primeiro a ganhar um centro do Samic em 2019. A próxima cidade a ter uma unidade é Humaitá. A ideia é ampliar a rede em municípios estratégicos. Para a titular da Sejusc – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas – Mirtes Salles, o Samic garantirá a ampliação do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) de três para seis unidades
O Samic será coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, um dos braços da Sejusc. A secretária executiva, Maricília Costa, explica que a unidade de Maués passa a oferecer um espaço de acolhimento para vítimas de violência.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação