As eleições de 2022 serão no dia 02 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 30 também de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitora (TSE), atualmente o eleitorado do Amazonas apto a votar totaliza 2.438.867 pessoas.
Conforme a última estatística populacional estimada pelo IBGE, em março de 2020, o Estado tem 2,730 milhões de pessoas com 18 anos, aquelas obrigadas a votar. Assim, sem considerar adolescentes de 16 e 17 anos, que têm voto opcional, mais de 290 mil indivíduos estão fora do cadastro eleitoral. Isso representa 10,7% da população com idade igual ou superior a 18 anos no Amazonas.
Quem precisa tirar a primeira via, regularizar, transferir ou atualizar o título de eleitor tem apenas até o dia 04 de maio para fazer isso, se quiser votar nas próximas eleições. Isso porque o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da votação.
No último dia 09 de novembro, por exemplo, a idosa Cacilda Nascimento compareceu ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para regularizar o título. Ao fazer isso, além de se tornar apta a votar nas eleições de 2022, ela se tornou a eleitora mais idosa do Amazonas, pois tem 115 anos. Mesmo com essa idade, Cacilda Nascimento chegou caminhando ao TRE-AM e, apesar de estar acompanhada da filha, não precisou de nenhum auxílio adicional para realizar a regularização.
A eleitora nasceu em 1906, ano em que Santos Dumont parou a cidade de Paris, ao fazer o mais-pesado-que-o-ar voar pela primeira vez. Naquele ano, o Brasil era governado por Rodrigues Alves e o Amazonas por Constantino Nery.
De lá para cá, Cacilda Nascimento viveu duas guerras, duas pandemias, o auge e a decadência da era da borracha, a ascensão e a queda de regimes democráticos e ditatoriais, assim como a luta da mulher para votar e ser votada, direito adquirido em 1932. Hoje ela gosta de viajar, de ir à praia, e viver a vida com uma alegria juvenil.
Conforme o TSE, nem é preciso comparecer ao ponto de atendimento para serviços como primeira via do título, transferência, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada. Para isso, basta acessar o Título-Net e preencher as informações solicitadas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: TRE/Divulgação